quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ESPERANÇAS RENOVADAS EM DEUS


Gn 17

Vivemos em um tempo que o homem entregou-se para as casualidades da vida. Fala-se de esperança, mas, as pessoas estão desiludidas e perdidas. Com os constantes escândalos que vem sobre elas como ondas. Quando pensam que passou, logo são atingidos por outra. A verdade é que nunca se falou tanto sobre depressão e suicídios como em nossos dias. O que acontece? Em quem confiar? Quantas promessas feitas sem cumprimento? Os acontecimentos atuais não inspiram a sociedade a esperar dias melhores.
A vida de Abraão pode ser definida dessa forma também após a promessa feita pelo próprio Deus sem intermediário a ele. O já cansado Abraão era da idade de 99 anos, e o que parece é que a possibilidade de ter o filho da promessa já não existe mais. Será que Deus, pode prometer algo e se esquecer? já faziam 15 anos que o pacto havia sido feito. O que pensar? Deus desistiu? Não! O texto diz que Deus aparece a Abraão e proporciona a ele uma experiência sobrenatural extraordinária. Deus muda o seu nome, de sua esposa e conseqüentemente faz um milagre no útero de Sara que geraria a partir dali o grande milagre prometido por Deus. Deus estava atento nesse período de desesperança de Abraão e Sara, e após um ano, Deus cumpriu o que prometera. Diferente do homem, Deus cumpre o que promete. Sendo assim, o que este texto tem a nos ensinar sobre esse período que assola muitas pessoas marcadas por uma promessa que demora para se cumprir? Pelo contrário,cada dia parece ser mais impossível seu cumprimento.
O texto nos ensina que, nossas experiências com o Senhor precisam ser constantemente renovadas (v:1).
E quem não precisa? Quem não precisa renovar-se em novas experiências com Deus. Quem consegue SEGUIR na caminhada cristã sem ver o sinais de Deus nesta terra? A verdade é que: ninguém consegue caminhar sem profundas mudanças na própria vida. O texto diz que: Deus decide proporcionar uma nova experiência a Abraão. E essa experiência veio para renovar a sua fé. Abraão precisava disso. Foram longos quinze anos de espera. Só Deus sabe como estava o coração do agora não homem de meia idade, mas do ancião de dias em relação ao pacto que havia sido feito entre os dois. O tempo já o havia castigado ao ponto de questionar a Deus quando seria. As vezes, o tempo nos castiga, em relação as grandes realizações que precisam acontecer em nossa vida. A Cura que não vem, a salvação que não se realiza, a porta que não se abre. E é nesses momentos, nós tentamos visualizar Deus no meio de tudo isso. E Deus sabe disso. E é por isso que Deus de tempos em tempos aparecia a Abraão e lhe trazia novas experiências, novas mensagens de ânimo. Desde o seu chamamento até o cumprimento, Deus aparecia e falava com Abraão (as vezes anos sem falar, mas não significava que não estava ali). Deus quer renovar a esperança de muitas pessoas nesses dias através de novas experiências. Deus não quer apenas dar um filho, uma bênção, ou uma cura, ele tem interesse que o homem venha conhecê-lo. Mais do que curas e milagres, o homem de hoje precisa é de Deus na sua vida, conhece-lo profundamente, ao ponto de caminhar com ele por regiões desconhecidas apenas pelo fato de saber que Deus não pode negar-se a si mesmo, II Timóteo 2:13.

O texto nos ensina que nesse período de expectativas, o propósito de Deus é nos marcar de tal forma que não haja incoerência na forma que as pessoas vão nos ver e conhecer (v:9-14).
O texto diz que Deus queria mudar a forma em que os povos veriam Abraão. Diferente do que muitos cristãos sabem, Deus se importa com a forma em que somos vistos. Deus se importa se há realmente uma coerência entre o que sou e como as pessoas me vêem. Havia uma preocupação da parte de Deus que o pai exaltado, se tornasse realmente o pai de uma multidão. E que as pessoas conseguissem vê-lo dessa forma. Mas como seria isso, se Sarai não lhe dava filhos? É nessa hora que Deus entra em cena e começa a colocar as coisas em ordem na vida de Abraão. Curando a sua esposa, que não podia gerar transformando o útero de Sara (estéril, sem vida) em um lugar que geraria príncipes de Jeová. Separando a geração eleita através de um ato que não poderia voltar atrás. Separando de tudo o que causava doenças espirituais. Através da circuncisão. Um povo puro e abençoado, fruto de um milagre de Deus.
Que passaria a gerar vida para as próximas gerações. É isso que Deus quer fazer com todo aquele que crer. Transformar homens e mulheres estéreis em frutificadores em toda a boa obra do Senhor. Uma nova geração: Limpa, separada para o uso exclusivo de Deus. Com a marca do Senhor em nós que é o seu Espírito, que nos difere e nos torna frutíferos. Aí as pessoas não vão conhecer como um crente problemático e sem vida. Tem crente que é conhecido como um problema o que é uma incoerência!. Pois fomos chamados para fazer a diferença,como sal e luz, Mt 5:13. Quando Cristo faz um milagre em nós, passamos a transpirar vida por onde passamos, e não um problema. Por isso,o Senhor transformou a incoerência na vida de Abraão em algo visível de forma a testemunhar o milagre que só Deus faz na vida de um homem.

O texto nos ensina que, as Mudanças que eu tenho que fazer na minha vida, não podem ser adiadas. (V:23).
- Quantas mudanças precisam ser feitas em nossa vida. E algumas já deveriam ter sido feitas há muito tempo. A tendência que temos na vida é, adiarmos os nossos problemas. Adiarmos um confronto conosco mesmo. Com alguma área que está em desacordo com a vontade de Deus em nossa vida. Ouvimos sempre nas mensagens pregadas em nossas Igrejas: Hei! Até quando você vai esperar para tomar uma posição acertada? Eu gosto de como a Palavra de Deus traz a luz as coisas. Ela poderia dizer: e Abraão circuncidou toda a sua casa, ou e Abraão fez aquilo que Deus havia dito. Mas a expressão é enfática: v:23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.(grifo meu). Ele não esperou um pouco, ele foi e fez o que deveria fazer. Esse é o preço? Então eu vou pagar hoje! Mesmo que vai causar dor e paralisia por algum tempo. Mas vai ser o melhor pra minha vida, porque não existe lugar mais perigoso do que estar fora da vontade de Deus. Ele foi para a sua casa e fez o que Deus pediu para que fosse feito. Talvez seria diferente a situação que muitas pessoas estão passando se já tivessem tirado o mal de dentro da sua casa. Se já tivessem deixado a passividade, ou, se já tivessem se decidido por Cristo. Se já tivesse deixado Deus fazer mudanças em sua vida, se já tivessem se acertado com o seu próximo hoje. Não devemos esperar. Esta é a ocasião propícia para termos Grandes experiências com Deus. Obedecer é escolha para hoje! O que precisa ser mudado,mude hoje! reúna a sua casa e decida por uma mudança radical hoje! Porque é dessa forma que o milagre de Deus vai ser completo na sua vida.
Que possamos pedir para Deus que a nossa esperança seja restaurada, através de constantes experiências com o Senhor. Que possamos não suportar ficar sem sentir e ver os seus sinais nessa terra.
- Então poderemos ver Deus transformar a nossa vida estéril e sem vida em uma vida que condiz com o que pregamos, cheia de fé, esperança e da presença de Deus.

Pr. Fábio Ramos da Silva
IPR-de Vila Cláudia- Assis-SP

Nenhum comentário: