terça-feira, 25 de agosto de 2009

O PODER ATRATIVO DE CRISTO.


Série: Mensagens no evangelho de Marcos.

Marcos: 3:7-12.

Introdução:


Você já reparou como Jesus tem influenciado gerações e atraído pessoas ainda hoje? Gosto da história de Napoleão, não sei ao certo a veracidade desta, mas creio ser ela verdadeira: Napoleão I (1769-1821), imperador da França, teve muito tempo para pensar a respeito da maior prova da realidade divina quando se encontrava deportado na ilha da Elba. Certo dia, durante um passeio, Napoleão parou de repente, virou-se para Montholon, que o acompanhava, e perguntou-lhe: «Que pensais vós de Cristo?»
O mesmo ficou confuso com a pergunta e disse-lhe: «Senhor, eu tenho de confessar que nunca pensei sobre esse assunto em profundidade e não tenho opinião formada sobre Jesus Cristo.»«Pior para vós!», respondeu o imperador, e enquanto prosseguia em sua caminhada, foi expressando os seus pensamentos a respeito de Jesus Cristo.
«Ele é único, realmente o único que é mais poderoso vivo, depois da sua morte do que em vida aqui na terra. E o passar do tempo, que tudo transforma, não apenas reconheceu a obra de Jesus Cristo, mas a aumentou ainda mais. Em quase todas as partes do mundo, a Sua palavra é pregada, Jesus é amado e adorado.
Qual é a pessoa falecida que continua fazendo conquistas porque seus soldados continuam dispostos a partir para a guerra e para a vitória? Eu estou vivo, mas as minhas tropas já me esqueceram, Alexandre, César, Carlos Magno, eu mesmo, nós fundamos reinos poderosos, mas o nosso poder se fundamenta em quê? Na violência. Jesus Cristo fundamentou o Seu reino no amor, e até hoje milhares de pessoas dariam as suas vidas com prazer por Ele.

Transição:


No texto de Marcos, capítulo 3 e versículos 7-12, vemos exatamente como nas declarações de Napoleão. Jesus atraía multidões por onde passava. E sua fama era tão forte ao ponto de atrair até mesmo gente de outras regiões e povos (como os gentios). Que poder é esse que atraía e ainda atrai pessoas do mundo inteiro? Povos diferentes de raças, costumes etc... tem ainda hoje testemunhado a pessoa de Cristo como salvador e libertador, não só de prisões de pedras, mas, de prisões interiores. O texto diz que, todos quanto tinham algum mal, vinham a Cristo e para apenas tocarem em suas vestes. Jesus atraiu e continua atraindo multidões. Com isso aprendemos:

I) Jesus ainda hoje atrai multidões por diversos motivos. (7).

- Não podemos negar isso.
- Alguns vem à Cristo porque sofrem dores terríveis na carne. Enfermidades que assolam o físico de tal maneira a tornar-se insuportável viver. E em algum momento e seu coração essas pessoas pensam em Cristo como fonte de libertação e cura.
- É difícil pra nós, a não ser que passando pela mesma situação, entender a dor da enfermidade e o desespero para sairmos dela. Não imaginamos o que uma pessoa pode fazer quando está doente. Mas, há pessoas que dariam tudo para poder gozar de boa saúde. Podemos ver isso acontecendo na própria escritura sagrada ,onde o evangelista Lucas fala de uma certa mulher que realmente gastou tudo o que tinha em busca de cura para o seu corpo. “E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, (Lc 8:43)”.
- Quando essas pessoas passam a acreditar que Jesus pode fazer um milagre em sua vida, com certeza elas viajam distâncias surpreendentes, regiões de difícil acesso, somente porque querem ser curadas. E confesso que já vi isso acontecer instantaneamente.
- Lembro-me de um trabalho especial que estava realizando em uma Igreja que pastoreava. Convidei um missionário para estar presente e nas semanas que antecederam a programação, coloquei a igreja em oração para que milagres acontecesse naqueles dias. Finalmente o dia chegou, e com ele muitas pessoas também. Lembro-me até hoje de ver aquela mulher entrar em nossa pequena igreja sendo ajudada pela filha. No culto tudo corria normalmente ate´que uma voz falou ao meu coração: Hoje eu vou fazer algo sobrenatural aqui !!! aquilo me estremeceu,ao mesmo tempo que me deixou desconfiado da veracidade daquela voz. Até que o Preletor parou a mensagem e disse: Deus quer realizar uma cura aqui hoje à noite. Um milagre para que os olhos vejam e glorifiquem a ele. Logo após chamou a mulher à frente que veio sendo ajudada pela filha. Ao chegar a frente o preletor afirmou: a senhora tem descalcificação nos ossos não é verdade? Ela confirmou. Ele então disse: por favor, alguma irmã venha aqui me ajudar. Derrame óleo sobre a perna dela. Logo após ele pegou em suas mãos e começou a caminhar com ela, acelerando os passos pelo corredor. Quando de repente ela começou a correr para lá e para cá glorificando o nome do Senhor. Muitos vem à presença de Jesus para serem curados.
- Outros vem porque estão aprisionados espiritualmente e não suportam mais serem escravos de tanto sofrimento e perturbações. Muitas vezes a própria família já está sofrendo com aquela pessoa. Como no caso do jovem lunático do Evangelho de Mateus 17:1-21. “Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; (Mt 17:15)”.
- Alguns emocionalmente estão abalados. Lembro-me de uma jovem que chegou em nossa Igreja, ainda com a aparência depressiva, acompanhada por uma amiga. Já fazia quase um mês que só queria ficar deitada e não tinha forças para tomar uma atitude de mudança. Até que naquela noite ela esteve em nossa igreja. Após aquele dia, minha esposa e uma irmã abençoada acompanhou-a com o discipulado explicando-lhe o grande plano de Deus para a sua vida. Hoje ela está liberta e sendo benção na Igreja.
- Os motivos são muitos. Mas a verdade é que Cristo ainda hoje, como naqueles dias tem atraído muitas pessoas a ele. Não importando a raça, tribo ou nação.

II) O Testemunho ainda é uma arma poderosa para atrair as pessoas à Cristo. (8).


- O texto diz que “... uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia...”
- Muitos cristãos ainda não entenderam que a grande arma de Cristo para a propagação do evangelho é o seu próprio testemunho de vida.
- Testemunhar da cura, da libertação, da mudança ocorrida em sua casa etc... pode ser uma dinamite no coração das pessoas, fazendo-as virem à Cristo.
- Isso porque as pessoas ao ouvirem, não dar-se-ão por satisfeitas em apenas ouvir. Mas, virão porque buscam a solução para os seus problemas também.
- Jesus sabia como o testemunho era importante. (Marcos 5: 1-20). “V:20. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam”.
- Vejo muitos crentes ainda hoje dizendo não saber o que fazer para a obra de Deus na terra. Perdem-se no meio do caminho pensando em ministérios dentro da casa de Deus. E esquecem que o maior bem que podem fazer é ganhar almas através de seu próprio testemunho. Como chegaram até Jesus? Como foram curados? Como venceram os conflitos familiares? Tudo isso é testemunho vivo, não só pregação, mas, testemunho vivo de que Jesus tem poder para transformar o homem.
- As multidões vieram a Jesus porque ouviram, e isso de certa forma lhes aguçou o coração para acreditar que o mesmo poderia acontecer com eles.
- De tal forma que começaram a crer que se apenas tocassem em Jesus ou em suas vestes podiam ser curados. Isso é o poder da fé!!!

III) O mesmo espírito que oprime, mata e destrói a vida humana, e por isso provoca medo e desorientação no homem, é o espírito que se prostra diante da pessoa de Cristo. (11).

- Geralmente quando o assunto é o sobrenatural, muitas pessoas ficam atemorizadas.
- Crentes com medo de despachos e de espíritos malignos, não é difícil de encontrar.
- Citações de versículos como: maior é o que está conosco,do que o que está com eles de 2 Cronicas 32;7. Não é uma realidade na vida de muitas pessoas, porque elas imaginam uma briga entre Deus e o diabo o tempo todo. E quando as coisas estão ruins é porque o diabo está tendo vantagem sobre Deus. E quando as coisas começam a melhorar, é como se Deus estivesse vencendo o Diabo.
- O que é uma grande besteira. Deus não está numa constante luta contra Satanás. Nós estamos em batalha contra ele. O poder já foi nos dado para libertarmos cativos, expulsarmos demônios, curar enfermidades etc... Mateus 10:1; Lucas 9:1; Lucas 10:19.
- Quer saber como os espíritos malignos se comportam diante de Cristo?
- Olhe para o texto. Ele nos diz que quando os espíritos malignos viram Jesus eles prostravam-se diante dele clamando e dizendo: Tu és o filho de Deus. (v:11)
- O que os homens não conseguiram ver ,os demônios sabem muito bem. Que Jesus tem todo poder nos céus e na terra. E que nada pode lhe tirar esse poder. Eles o reverenciaram, testemunharam de Cristo e confessaram o que muita gente não consegue fazer agora, mesmo sendo cristãos.
- Que coisa linda vermos Jesus dominando os demônios e mostrando que aquele que atormenta, aprisiona, mata e destrói vidas nesses dias, não tem poder algum diante do Cristo vivo.

Conclusão: Se você tem medo das coisas que se relatam a respeito do reino das trevas, deveria lembrar-se daquele que tem maior poder, e que pode mudar a sua vida!
- Quer conhece-lo?
- Confesse-o agora...e venha pra Jesus!!!

Pr. Fábio Ramos

IPR de Marília-SP

Nenhum comentário: