terça-feira, 19 de abril de 2011

CONDICIONADOS A VENCER

Mensagem pregada na IPR Central de P. Paulista-SP- Noite da Vitória!
JOSUÉ 14.6-15
Introdução:
Os psicólogos americanos Martin Seliman e Steven Maier têm pesquisado sobre: como criaturas inteligentes respondem a desafios. Numa experiência, alguns cães receberam choques elétricos aleatórios, mas também lhes foi dada uma alavanca para controlá-los. Ao passo que outros cães não possuíam uma alavanca de controle. Os cães que treinaram com a alavanca aprenderam a enfrentar traumas aleatórios e a reduzir a dor quando possível, e a se recomporem após a adversidade. Os cães que treinaram sem uma alavanca condicionaram-se a ser incapazes. Em face de um trauma incontrolável, eles esperavam falhar, e assim nunca tentavam ter sucesso.
Transição:
Olhe para o texto Bíblico: A história de Calebe é um referencial para todo aquele que quer enfrentar problemas de frente.
-Pouco se sabe sobre a vida desse homem. São poucas as passagens bíblicas que o mencionam. O que sabemos é que Calebe era filho de Jefoné, da tribo de Judá (Nm 13. 6).
-Interessante é que como o povo que saiu do Egito, ele viveu no Egito como escravo, cruzou o mar Vermelho, viu Moisés descer do monte Sinai com as tábuas dos Dez mandamentos, foi espiar a terra da promessa, vagueou com Israel por quarenta longos anos e, finalmente, pisou na terra como conquistador diferente de toda sal geração, que morreu no deserto.
-Preste atenção: Calebe é um dos personagens que aparecem nos bastidores mas nos deixa um legado invejável. Quais as qualidades que este líder passou para as gerações futuras, e que alcança até os nossos dias?
I)É possível estar no mesmo lugar que outros e ter uma visão e uma postura diferente. (6b-8).
-E pra isso é preciso coragem.
-E o que torna alguém corajoso? É o poder, as posses ou a popularidade?
-“Se o poder pudesse ter feito isso, Joseph Stalin não teria tido medo de ir dormir à noite, ou não teria ficado tão paranoico a ponto de nomear um soldado para guardar até seus saquinhos de chá!
-Se as posses pudessem ter feito isso, o medo não teria feito com que o falecido bilionário, Howard Hughes, vivesse como um eremita e morresse sozinho.
-E se a popularidade pudesse ter feito isso, os biógrafos de John Lennon não o teriam descrito como um homem medroso que dormia com as luzes acesas e era aterrorizado com germes”.
-Não queridos.
-Frase: Bob e Debby Gass: livro: o ministério da reconciliação...A verdadeira coragem vem de uma confiança permanentemente profunda em Deus, que nos dá poder sobre o inimigo.
-Qual era o diferencial de Calebe? Calebe conhecia a Deus .
-Essa era a fonte de sua coragem.
-Quando não conhecemos a Deus ficamos temerosos...agimos com maquiavelice, tentamos matar o que nos estão próximos, temos medo de confrontar e ir em direção oposta.
-Mas quando andamos com Deus na caminhada Cristã, quando a esmagadora maioria está indo numa direção, perguntamos... é isso mesmo que Deus disse? É isso que Deus quer? Se for eu vou, se não eu vou em direção oposta!!
-É o que Calebe fez, ele persistiu em suas convicções e foi noutra direção. Ele estava ciente da vontade de Deus, na verdade ele estava cheio de Deus sendo assim; a despeito dos relatórios negativos dados por dez espias, ele permaneceu firme.
-Nunca tome uma decisão com o grupo sem estar certo da vontade de Deus. Nunca!
II) As decisões que tomamos hoje e tudo o que produzimos vão determinar quem seremos no futuro.
-Como é que você gostaria de ser lembrado no futuro?
-Presta atenção! O que você fala e faz hoje, vai desencadear uma série de consequências no seu futuro.
-Olha pra Calebe. Já naquela época está dizendo ao povo: hei! Nós podemos porque temos Deus do nosso lado! Números 14.9.
-A atitude de coragem e fé não surgiu daqui desse encontro com Josué... depois que todos já havia conquistado suas terras.
-Mas desde o dia em que ele pisou como espião na terra ele já a herdou no sue coração.
-É interessante como uma atitude que tomamos nos marca pra vida inteira.
- lembro que levamos uma surra na escola um dia de uma gangue... um dos garotos que estavam conosco era baixinho... e quando chegamos na quadra e fomos cercados... na hora eu vi quando ele sorrateiramente se escondeu debaixo de uma das árvores dos degraus da arquibancada.
-Confesso que a partir daquele dia... eu olhava pra ele com desconfiança em tudo. Ele podia falar a maior verdade da vida que eu desconfiava.
-Presta atenção em Calebe, se você vê ele hoje dizendo eu quero conquistar, não pense que isso foi inflamado em sua vida a partir do momento em que eles entraram na terra não.
-Ele já era um conquistador em seu coração, antes mesmo de entrar na terra... e a sua declaração a Josué é a seguinte: você bem sabe...qual foi a minha postura naquele dia (40 anos atrás).
-Eu sempre digo que o que acontece no futuro é uma consequência.
-O corajoso é corajoso porque o leão foi morto antes? Não!! Mas porque ele está dizendo...eu preciso passar por ele pra chegar onde eu quero.
-O que Calebe está dizendo aqui é o seguinte: hei! Minha força e fome de vitória ainda continua a mesma Josué... só dá uma ordem e eu subo pra conquistar!!!
III)Ao nosso lado só vamos conseguir manter gente como a gente. Gente que enxerga o que nós enxergamos.
-Presta atenção... eu não estou dizendo que você não se relacionará com gente de visão diferente... relacionamento é uma coisa...agora conseguir manter gente com visão diferente do seu lado é que é difícil.
-Só consegue conviver com gente que vive reclamando e manter ao seu lado...gente que vive reclamando também.
-Que tipo de pessoa você é?
-Você é alguém que confia?
-Você é alguém que ao menor sinal de derrota já está tremendo?
-Você é alguém que fala demais e ouve pouco?
-Dá uma olhada nas pessoas que você vem mantendo ao seu lado?
-Se você for um pouco sincero consigo mesmo, você vai ver que é um reflexo no espelho.
-Mantemos ao nosso lado gente que pensa como a gente.
-São os grupos sociais... com afinidades parecidas.
-A própria sociedade se distingue de acordo com os grupos.
-No esporte: tem gente que joga futebol, mas tem gente que gosta de volei.
-Na gastronomia: tem gente que gosta de carne e tem gente que gosta de massa, ou de salada.
-Na vida cristã: Tem gente que consegue ver as coisas de Deus nas mais simples ações, alguns não conseguem nem se um anjo aparecer.
-Olhe o texto: 2 grupos apenas se destaca na descrição bíblica: de um lado 10 que estão dizendo...a terra é boa, mas não dá. E do outro lado 2 que estão dizendo: a terra é boa, tem gigante...mas Deus é conosco e vamos prevalecer!!!
-Um grupo tá dizendo não dá e o outro diz: a gente pode.
-E eu pergunto...você se lembra do nome de algum dos 10 espias aí? Difícil, porque a terra não é pra quem olha para o céu e estufa o peito e diz: eu vou depois que Deus já tiver feito alguma coisa.
-Abre o mar Senhor que eu vou!!
-A terra é pra quem tem coragem de ir em direção ao mar mesmo quando ele não está aberto e diz: Eu vou chegar do outro lado!!
-Eu vejo dois visionários conversando aqui e me faz chorar.
-Olha só o papo dos 2 (Josué e Calebe): Então Josué, você se se lembra do que que Deus e Moisés me prometeu aquela terra não lembra?...ah!! sim!! A terra cheia de Gigantes né?... é... e eu quero conquistar ela ainda!!! é verdade? Mas você ainda tem força?...sim!!! como naquele mesmo dia que recebi a promessa!!... ah! Se Deus te prometeu...rapaz...vai lá a terra já é sua!!
-Isso não é conversa pra qualquer um não! É pra quem já é vencedor.
-Pra quem já está dizendo antes de entrar na promessa... vamos comer todo mundo como pão!!!
-Calebe estava com a multidão na passagem pelo Mar Vermelho, testemunhou o afogamento do exército de Faraó, viu água jorrar da rocha e bebeu dela, Comeu do maná que desceu do Céu, e tendo vivido tudo isso, ele comparou os gigantes com Deus, e viu que não eram páreos para aquele que fez todos esses sinais. E por isso... foi e conquistou.

IV)É possível entrar na promessa de Deus, trazer provas (frutos), e não acreditar que está na promessa. (Josué 14.8)
-É possível você ter orado, buscado a Deus, caminhado em direção aquilo que Deus lhe disse que daria.
-E quando você chega às portas da concretização do propósito. Às portas da benção você dizer... não dá!
-Aí eu vejo Deus dizendo: não dá o que meu filho? É muita emoção? A terra é boa demais pra um povinho fuinha igual vocês?
-Não! É que o povo que está lá é muito forte!!
-E em nenhum momento eles se lembrarem que Deus desbaratou o Egito.
-Que Deus fez o incomum... abriu um mar e o povo passar em terra seca... o povo passando e uma nuvem atrás deles separando o povo, dos soldados do Egito.
-O que Calebe está lembrando é que o povo está diante da terra e não querem entrar.
-E nessa hora é que vejo que precisamos de Calebes em nossa vida.
-Que diga... eia.. subamos...vamos conquistar!!
-Porque nunca é tarde demais para começar a enfrentar gigantes.
Conclusão:
-Quem sabe você hoje está lendo essa mensagem e está enfrentando problemas terríveis na vida...e Deus com certeza preparou esse momento pra você.
-Como preparou para Israel levando-os para o deserto para os provar, levando-os diante do mar para mostrar quem estava com eles.
-E até mesmo para verem o tamanho dos frutos e dos gigantes.
-Mas só chegará no final...quem permanecer e prevalecer até o fim.
-Você quer?
-Então ore hoje: Deus capacite as minhas mãos e os meus pés para a batalha Senhor!!
-Abra os meus olhos espirituais para ver os frutos que me esperam!
-Ore hoje... pois, Deus não te condicionou ao fracasso, mas a vitória!! A conquista!

Nenhum comentário: