quarta-feira, 22 de junho de 2011

BUSCANDO FORÇAS EM DEUS


Mensagem pregada na IPR Central da Paraguaçu Paulista-SP
Jó 1. 13-22

INTRODUÇÃO:


-você já deve ter se perguntado em algum momento em relação a alguma pessoa: De onde é que veio tanta força?
-Um jornal divulgou a cena de um mecânico debaixo de um carro, quando o macaco que sustentava o veículo caiu sobre o mecânico. O piloto desceu correndo ao ouvir os gritos de dor daquele pobre homem, já todo machucado e morrendo. Num instante, o piloto agarrou com as duas mãos o chassi do carro e o ergueu por alguns segundos, dando a possibilidade ao mecânico de escapar. Na entrevista, o piloto dizia estar surpreendido com a força que havia empregado para levantar o carro e salvar o seu mecânico. Sorrindo, ele dizia: "Não sei de onde me veio tamanha força!" Poderíamos pensar em várias situações onde as pessoas se superaram, mas a pergunta é: DE ONDE SURGIU TAMANHA FORÇA?

TRANSIÇÃO:


-Quem já leu a história de Jó se impressiona com a forma que esse homem encarou a vida depois de sequentes perdas que teve.
-A Bíblia começa exaltando a fidelidade de Jô...onde diz: havia na cidade de Uz, um homem chamado Jó... que era bom e honesto, temia a Deus e não fazia nada de errado.
-Mas no texto que lemos encontramos Jó vivendo um dos períodos mais difíceis que um homem pode passar. E é esse momento que nos impressiona: porque a declaração de Jó após a ciência dos acontecimentos é a seguinte: eu nasci nu e sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou, louvado seja o seu nome.
-Algumas lições fazem-se necessárias para nós hoje aqui... como Jó nós precisamos aprender a encontrar forças em Deus no momento da perda. A Bíblia diz que Deus dá força ao cansado e multiplica as forças de quem não tem nenhum vigor...Isaías 40.29
-E como nós podemos assim como Jó ter uma linda percepção de Deus?
-O que podemos aprender com esse texto?
-Vamos aprender com Jó:

I)NUNCA TIRE CONCLUSÕES A PARTIR DAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS, FIRME-SE NA REVELAÇÃO DO CARÁTER DE DEUS.

-E QUAL A PERCEPÇÃO DE JÓ?
-“Eu sei que o meu redentor vive, e que ao fim ele se levantará”. Jó. 19.25.
-Preste atenção! Procure identificar a visão de um homem de Deus!
-Da noite para o dia a vida de Jó dá uma reviravolta.
-O homem mais rico do Oriente... está em sua casa administrando seus negócios!
-E sem a percepção do que está acontecendo no céu ele começa a sofrer uma perda atrás da outra! Bens, família, sua saúde... tudo começa ir de mal a pior.
-Quem já teve essa experiência na vida, sabe o que é.
-Um dia você está bem e no outro dia você amanhecer cercado de perdas e más notícias.
-Veja o texto: uma serie de fatos e perdas começam a açoitar Jó...
-E na cabeça de qualquer crente afoito e espiritualmente raso, imaturo, a resposta são os demônios que estão trabalhando e nos causando dor.
-Porque temos a facilidade de pensarmos no ruim como algo extremamente demoníaco:
-Por isso ouvimos declarações de:
*estou sofrendo porque Deus se esqueceu de mim... Não sabemos
*Isso é um ataque do diabo! Não sabemos!
*Essa porta se fechou porque estou em desobediência! Como afirmar isso?
-Olhe para o texto: porque as pistas nos são dadas aqui: Ele nos diz que esse homem temente... foi acometido de uma fúria muito grande contra a sua casa... e em nenhum momento nós o vemos tirar conclusões precipitadas.
-Deus deve estar me punindo! Deus deve estar de mal de mim! Não!!!
-Mas o vemos apegando-se ao caráter e revelação que ele tem de Deus.
-E o que ele sabe a respeito de Deus?
-Ele sabe que Deus é o Senhor de tudo!
-O meu Deus que é dono de tudo o que existe me deu e sentiu-se no direito de tomar... assim como eu recebi com adoração, assim também eu devolvo em adoração! Bendito seja o seu nome Senhor!
-O que ele sabe a respeito de Deus?
-Ele sabe que sua provação vai ter um fim, que ela não se instalou em sua vida para ficar! Jó sabia que estava do lado daquele que não é injusto... ele sabia que Deus não abandona o fiel .
-Vai chegar o momento de toda a aflição terminar!
-Vai chegar o momento de a dor dissipar!
-Como se dizendo:olha provação... esse período é só um período de vitória sua... mas aguarde só mais um instante! Porque eu sirvo um Deus que vai se levantar no final e a vitória será garantida!!!
-Embora a circunstância aparente que ele era o injusto... ele se apoiava na fina declaração de que Deus estava com ele!
-E por isso declarou... eu sei que meu redentor vive!! E sei que ao fim ele se levantará!!! Jó 19.25
-Ele vai se levantar!
-Firme-se na revelação do caráter de Deus que você tem e não nas tribulações ao seu redor... porque Ele é fiel e sempre continuará fiel!

II)ENTENDA QUE A GRANDEZA DE UM HOMEM OU MULHER DE DEUS SERÁ DETERMINADA PELO SEU COMPORTAMENTO DIANTE DAS DERROTAS E NÃO NA CAPACIDADE DE ACABAR COM AS PERDAS.


-NA VERDADE O TEXTO SE AUTO EXPLICA:
-Preste atenção! Jó perde tudo!
-E quando queremos uma referência de alguém que venceu as perdas, nós logo nos lembramos de Jó.
-Mas Jó não é lembrado somente pelo que Deus fez por ele no final.
-A verdade é que quase nem se prega sobre o momento de glória de Jô.
-A maioria das pessoas se impressionam não com a realização de Deus, mas com as atitudes de Jó!
-Qual o seu comportamento?
-Eu não tenho controle sobre as circunstâncias, mas tenho controle sobre os meus pensamentos e minhas reações! Longe de mim falar engano e falsidade...e nem me reprovará o coração por toda aminha vida! (Jó 27.4-5).
-O que torna Jó grande, não é a capacidade de superação! Mas a capacidade de se manter firme e fiel na derrota!
-Eu não estou enfrentando um período bom... tive muitas perdas...mas enquanto houver o folego de Deus em minhas narinas não falarei injustamente... não pecarei contra Deus... manterei a minha língua controlada... e esperarei nele! (27.3-5)
-Foi isso que qualificou Jó... foi isso que o tornou em alguém muito mais abençoado!
-Quem fala pouco... erra menos! já ouviu isso?
-Henry Beecher (Béquer), pastor, autor e grande opositor da escravidão do século 19 disse uma frase perfeita certa vez em um de seus escritos: (é na verdade uma revelação pra mim e pra você) “É a atitude na derrota que firma os ossos, que transforma a simples carne em músculos, que torna as pessoas invencíveis, e forja essas naturezas heróicas que temos visto crescer pelo mundo a fora. Portanto não tema a derrota. Você nunca estará tão perto da vitória como quando for derrotado na luta por uma boa causa”.
-Preste atenção em Jó, ele está sendo açoitado...: nunca zombe de alguém que está debaixo de chicote... porque a última linha de sua história não foi escrita ainda!
-Uma reviravolta pode acontecer!
-Jó está sofrendo... mas a sua atitude ainda é de firmeza.
-E a sua história está prestes a ter um final inesperado para os outros, mas aguardado ansiosamente por ele! O meu Senhor se levantará!!!
Ilustração-Você já deve ter ouvido a história de Edmund Hylari... (esportista Newzelandês)... que definiu escalar o monte Everest com seus mais de 8 mil metros de altura... se frustrou. Um dia indo palestrar em uma universidade... ao chegar no auditório repleto de alunos... no auto da parede estava um grande banner com uma imagem do monte Everest. Ele chega até a plataforma e antes mesmo de começar a palestrar ele volta-se para o monte e diz: monte Everest... você me venceu dessa vez! Mas você já cresceu tudo o que tinha que crescer...eu continuo crescendo e pode estar certo que eu vou te vencer um dia! Exatamente 1 ano depois da 1ª tentativa esse homem conseguiu escalar o monte Everest.
-Preste atenção! Nunca subestime alguém que está sendo chacoalhado... ou em constante batalha, lutando para permanecer em pé... não subestime!!! Porque no final... a história poderá ser diferente do que está aparentando!
-A Bíblia diz: em tudo isso Jó não pecou e nem atribuiu a Deus culpa alguma.. v.22.
-Eu já me encontrei com gente que sofre só e calada!
-São gente de oração! Gente que se curva mas não se dá por vencido!
-Gente que como o bambú Chinês que quando está começando a aparecer o broto,já tem mais de 8 metros de profundidade!
-É isso que leva essas pessoas a vitória!!!
-Permaneça firme irmão...Deus está olhando pra você!

III)NA SUA TRIBULAÇÃO ENTENDA: SEMPRE PODERÁ SER UM MOMENTO DE CONHECER MELHOR A DEUS.

-Veja que Jó é tudo e mais um pouco que diríamos ser o necessário para servir a Deus... qual a descrição de Jó? Que você qualificaria um bom crente nos dias de hoje? A Bíblia afirma que Jó era o sonho de todo crente: Honesto, bom e que procurava não fazer nada que fosse errado.
-Sem medo de errar, tenho certeza que olharíamos para Jó e as nossas críticas seriam as mesmas se não mais pesadas que as de seus amigos.
-Mas olha a visão aqui ó: que eu e você precisamos ter... próprio Jó afirma que a tribulação foi muito boa para ele, porque ele teve revelações profundas da parte de Deus que o tornaram melhor.
-No meio da tribulação Jó olha pra cima e procura ver Deus... Olhos embaçados pelas lágrimas da perda... as decepções... e ele olha pra cima e diz: Deus tem que estar aqui nesse momento... e ele quer me mostrar algo!
-Onde podemos ver isso?
-Jó 42.5... se Jó não fizesse essa declaração, estaria errado a declaração de Hebreus 12.11... toda correção no momento presente nos parece motivo de tristeza e não de alegria, porém ao seu tempo ela produz frutos aos que por ela foram exercitados.
-Olhe o texto: -Jó irrompe os céus com uma oração que é no mínimo esquisita aos olhos naturais, mas para aquele que serve a Deus e vê em tudo os ensinamentos de Deus, a sua declaração é água de uma fonte transbordante: Senhor! Antes de tudo isso... eu te conhecia de ouvir falar... mas agora os meus olhos te vêem!!
-Preste atenção, eu posso ter tudo o que um verdadeiro servo tem... e mesmo assim precisar de mais da revelação de Deus pra minha vida!
-A provação de Jó o fez crescer... e crescer muito!!
Ilustração: Um certo Pastor sempre diz uma frase interessante sobre isso. Ele diz que : “as pessoas são como saquinhos de chá,você nunca sabe o que está dentro deles até que sejam colocados em água quente”.
-Saiba queridos que há muitos obstáculos naturais em nosso caminho, e nem sempre são nossos inimigos!
-Salmista 119.67... “foi- me bom ter sido afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra”.
-Jó agora conhece a Deus! Aleluia!
-Senhor os meus olhos te vêem agora! Eu tinha tudo e só te conhecia de ouvir... mas agora eu te comtemplo!

CONCLUSÃO:


-Entenda isso meu irmão!
As provações e derrotas da vida... não são irreversíveis e nem suas inimigas,.
-Elas não determinam o que Deus pensa de você! E nem selam o seu futuro!
-Não tenha medo de enfrentar as provações...
Foi Henry Ford quem disse que: aquele que teme limita suas atividades. Nas derrotas adquirimos a oportunidade de recomeçar, porém agora com inteligência!
-Hoje Deus quer te ensinar a andar confiantemente nesta terra... buscando e tirando forças Nele.
-O nosso redentor... aquele que pagou o preço por nós... o resgatador chegará no momento certo.


Pr. Fábio Ramos
IPR Central de Paraguaçu Paulista-SP

2 comentários:

Acervo Teológico disse...

Olá
Paz do Senhor!!
Visitem nosso site!!

http://www.institutogamaliel.com

Que o Senhor jesus vos abençoe abundantemente!!!

Acervo Teológico disse...

Olá
Paz do Senhor!
Visitem nosso site!

http://www.institutogamaliel.com

Que o Senhor Jesus vos abençoe abundantemente!